posts recentes

links

Quarta-feira, 3 de Novembro de 2010
V.1 | Projecto de Investigação

 

Título:
• As multiplataformas utilizadas pela SIC K são um contributo para a consolidação do canal?
• Contributo para a dinamização do canal temático televisivo SIC K através da convergência de multi-plataformas.
• Estudo sobre a convergência de multi-plataformas com o canal temático televisivo SICK.


Palavras-Chave:
SIC KAPA | Cross Platform | Multi-Plataformas | TV | Televisão | Internet | Interactividade | Crianças | (Facebook | Hi5 | Twitter)


Justificação:
Para acompanhar a evolução das crianças a SIC K pretende dinamizar o seu canal através da internet sobre as várias plataformas disponíveis e com isto proporcionar aos seus telespectadores novas formas de acesso a conteúdos televisivos mantendo-os motivados através das potencialidades oferecidas pela internet.


Problema: necessidade do estudo?
Dispersão das audiências devido a diversidade de canais temáticos com o mesmo conceito.
A Internet é um meio de comunicação cada vez mais presente na vida das crianças, estas que nascem já numa época onde as tecnologias estão em constante evolução e com isto a transmissão televisiva pode começar a ficar para segundo plano; talvez porque, para assistir a uma emissão o telespectador é obrigado a estar em frente à televisão impedindo-o de efectuar outras tarefas ou então sujeita-se a perder parte da transmissão.
Em contrapartida a internet permite uma maior interactividade e o telespectador tem liberdade para escolher aquilo que pretende ver assim como pode participar em actividades que se relacionem com o canal SIC K.


Motivações pessoais:
Estudar as possibilidades que as plataformas disponíveis na internet ofrecem para uma melhor dinamização de conteúdos, neste caso televisivos.
Compreender as motivações das crianças em relação ao uso da internet e ao mesmo tempo perceber como as crianças abordam a internet dentro deste contexto (consumo de conteúdos televisivos) assim como estudar a perspectiva dos responsáveis pela educação, são os principais factores que me motivam a elaboração deste estudo.


Finalidade: O que traz de novo?
Pretende-se elaborar um estudo que ofereça uma nova prespectiva sobre os processos de visualização de um canal televisivo, onde televisão e internet se vão complementar.
E com as possibilidades que a internet nos oferece ao nível de plataformas e interactividade, espero encontrar estratégias que sejam capazes de dinamizar e contribuir para uma nova cultura televisiva, evitando que as crianças vejam a SIC K como uma banalidade em comparação aos canais concorrentes.
Espero com este estudo criar um ciclo de difusão de conteúdos onde a criança se sinta motivada e por sua vez que seja parte integrante do processo.
O uso de multi-plataformas para promover a SIC K permite às crianças uma maior liberdade para exprimir opiniões sobre os conteúdos transmitidos, assim como pode visualizar quando e como quiser todas as informações que na sua perspectiva de interesses mais lhe convém. Com isto vai haver uma maior motivação e a criança vai sentir vontade de pesquisar e participar em actividades, e assim contribuir activamente para uma selecção de conteúdos ex.: Hora Facebook. Neste seguimento a criança tem poder para escolher a programação e haverá uma maior diversidade nos conteúdos. Este processo permite que a criança se insira numa interactividade lúdica, educativa e saudável.


Objectivos:
Avaliar a participação das crianças nas várias plataformas e perceber as suas motivações para a utilização da internet como suporte de consumo de conteúdos televisivos.
Verificar os indicadores de participação, discursos e targets nas plataformas.
Estudar quais as possibilidades que as plataformas disponíveis na internet ofrecem para uma melhor dinamização do canal e que tipo de conteúdos são partilhados nas platafromas.
Perceber o ponto de vista da SIC K em relação a este tipo de fusão ente TV e Internet para difusão de conteúdos. Assim como perceber o ponto de vista dos educadores das crianças.




mais sobre mim

 

Fevereiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28